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Mudanças nos perfis de competências pós-coronavírus

Você sabe quais competências um profissional precisa ter pós pandemia COVID-19?

A pandemia do coronavírus pelo mundo fez com que profissionais que estão empregados e os que buscam recolocação profissional se atentem às novas necessidades do mercado. Não só a mudança dos locais de trabalho e das relações profissionais com o auxílio do mundo digital farão com que as competências mudem.

A realidade da indústria 4.0 e todas as suas transformações fazem com que as competências e habilidades também se alterem. Algumas dessas competências são abordadas nesse post.

Colaboração

De maneira disruptiva fomos obrigados a migrar para o mundo digital. As organizações e os profissionais que já estavam habituados às tecnologias de comunicação e trabalho remoto se adaptaram com maior facilidade à nova realidade. Entretanto, quase que de um dia para o outro, lidar com novas plataformas de trabalho e comunicação, fez-se necessário.

Não somente o trabalho remoto, mas também habilidades colaborativas para resoluções de problemas mal estruturados fossem necessárias.

Flexibilidade e Adaptabilidade

Não é de hoje que o mundo se transforma. A chamada era digital trouxe a mudança rotineira e a desconstrução da rotina nas organizações. A pandemia só acelerou o processo. Quem não se adapta à nova realidade dificilmente “sobreviverá” no mercado de trabalho. A ambiguidade dos cenários traz essa necessidade.

Resiliência

A mesma ideia comentada no item anterior se aplica aqui. Com as novas tecnologias como realidade virtual, robótica, big data, IoT (internet das coisas), trabalho remoto: a nova tendência é que as tecnologias utilizadas hoje não deixarão de ser utilizadas após a pandemia. Mudar é preciso!

Criatividade

Empresas que conseguiram encontrar modos de prosseguir, seja na prestação de serviço ou nas linhas de produção, foram capazes até de melhorar seus negócios. Restaurantes que não faziam sistema de delivery ou drive-thru foram praticamente obrigados a migrar para o sistema de entregas. Mesmo com o retorno parcial ao atendimento presencial, muitos restaurantes continuarão com o sistema de entregas. O trabalho foi melhorado!

Todas essas competências fazem parte das chamadas soft skills.

Além das hard skills, competências e habilidades técnicas tradicionais, as soft skills, competências baseadas na inteligência profissional, estão em alta!

Segundo dados de relatório divulgado pela IBM mais de 120 milhões de trabalhadores nas 12 maiores economias do mundo precisarão desenvolver suas competências nos próximos 3 anos como resultado das transformações digitais. O mesmo estudo diz que talento é crítico: que o investir em “pessoas” é o melhor jeito de acelerar a performance do negócio. Além disso, o tempo para os processos seleção, treinamentos e contratação tem aumentou mais de 10 vezes nos últimos nos últimos 4 anos, passando de 3 para 36 dias em média.

Os tempo médio tem aumentado também pela dificuldade dos profissionais de recursos humanos em identificar e selecionar profissionais usando as soft skills como critério de seleção.

Você gostaria de se saber mais sobre a seleção por competências?

A iHuman consulting oferece um curso sobre Recursos Humanos na Era Digital que traz ferramentas para o processo de seleção de pessoas por meio de competências!

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Até breve!

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