iHuman Consulting

Rua Cel Ortiz, 201 – Centro -Santo André – SP

contato@ihumanconsulting.com.br

+55 11 3042 9988

Agilidade é só para TI?

People photo created by pch.vector – www.freepik.com

Quem nunca se fez essa pergunta ao conhecer o conceito de metodologias ágeis?

A agilidade não é aplicada só para setores relacionados à Tecnologia de Informação e o desenvolvimento de software.

Muito se fala do surgimento do Agile para esse ramo, mas setores como recursos humanos, finanças, produção, engenharia e desenvolvimento de projetos, por exemplo, podem aplicar esse mindset nesse cotidiano.

O Manifesto Ágil, que contém “12 mandamentos” e norteia o mindset Agile, foi criado em 2001 por 17 profissionais que já utilizavam métodos ágeis para desenvolvimento de software. Por isso, muitos ainda acreditam que esses métodos são aplicáveis só para a área de TI.

A aplicação de princípios ágeis é infinita e vem ganhando popularidade em outras áreas, mas são necessárias abordagens diferentes!

Por que abordagens diferentes são necessárias para aplicação do Agile nas organizações?

Você já ouviu falar que “cada caso é um caso”. Não desanime! É aí que está uma das vantagens. A adaptabilidade é um dos princípios do Agile. Dessa forma, não há estrutura engessada e a agilidade pode ser aplicada em vários setores e ramos de negócio.

O mindset ágil de adapta a cada necessidade.

Como posso fazer isso?

Primeiro é importante se definir um objetivo.

O que se pretende? Desenvolver um produto, serviço ou modificar um padrão existente e que já não se adequa à organização? Precisa tornar a comunicação e transparência entre setores da organização mais eficiente e flexível?

Não importa o que se pretende, desde que o objetivo esteja bem definido. Importante dizer: é errando que se aprende! Sim, erros levam à melhorias e adaptações. 

A iHuman consulting mostra a você em alguns passos:

  1. Entenda a cultura da organização

“Cada caso é um caso” e “cada organização é uma organização”!

A aplicação de qualquer modelo deve envolver boa compreensão do funcionamento da organização. Entender os times, grupos, unidades e hierarquias, faz com que o os papéis de cada colaborador ou stakeholder fique claro!

  1. Teste

Qualquer mudança de mindset é um processo que pode envolver uma série de testes. Testar a agilidade em um setor em específico, ao invés de implementar em toda a organização, pode ser uma estratégia interessante. Lembrando do item anterior, a implementação dos modelos ágeis podem trazer a necessidade de mudanças na cultura organizacional.

  1. Ponha em prática

O uso do modelo ágil proposto pode ser colocado em prática para que ajudes e adaptações sejam feitas. Os erros podem ser corrigidos e a correção deve ser feita o mais rapidamente possível. Por isso, é importante definir um prazo para o processo! É o que o Scrum chama de sprint. Prazos muito longos não são adequados pois, a reversão em caso de erro pode custar muito tempo e dinheiro! 

  1. Adapte

Após a sprint, reuniões de avaliação e inspeção devem ser feitas com todo o time! O Scrum, por exemplo, define algumas cerimônias específicas para que isso seja feito. Dessa forma, os ajustes necessários tornam-se evidentes e novas mudanças podem ser feita para se atingir os objetivos pretendidos.

Gostou das nossas dicas?

Não deixe de conferir nosso curso online sobre Metodologias Ágeis para iniciar a implementação dessas prática em sua organização! 

Fique ligad@ também nos nossos próximos posts e nas nossas redes sociais.

Time iHuman consulting

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *